Quem Somos

MISSÃO, VISÃO, VALORES E OBJECTIVOS

A Vidigueira Wine Lands é uma associação e uma marca que nasce da firme disposição de seis produtores vínicos da região em criar um projeto conjunto de promoção dos seus produtos e da sua região, de forma a aumentar a notoriedade de ambos, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

A Associação Vidigueira Wine Lands (VWL) junta assim os produtores: Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, Casa Agrícola HMR – Herdade do Monte da Ribeira, Herdade Grande, Paço dos Infantes – Herdade da Lisboa, Quinta do Quetzal e Ribafreixo Wines, e a Câmara Municipal da Vidigueira, como sócio honorário, que se propõem contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do concelho. Um trunfo precioso da Vidigueira e que se pretende estimular quer nacional, quer internacionalmente é o terroir desta região, que marca de forma única e indelével os néctares ali produzidos.

Os solos xistosos e graníticos estão identificados como tendo condições únicas para a produção de vinhos brancos de qualidade superior. Aliás, o vinho é a grande alavanca da economia de um concelho singular nas condições de que dispõe para produzir vinhos de excelente qualidade.

Para além da promoção de forma integrada dos vinhos e da região, os intentos da associação passam por potenciar a singularidade do terroir da região, pela criação de um selo de garantia de genuinidade e pela criação de um modelo de enoturismo para evidenciar a região da Vidigueira como um destino vínico e gastronómico de eleição.

5

Visão

Incentivar o trabalho em parceria, contribuindo para o sucesso dos associados, para valorizar os vinhos da Vidigueira e aumentar a sua notoriedade junto dos consumidores.

5

Valores

Qualidade, Excelência e Inovação

5

Missão

A nossa missão é permitir que a Vidigueira se possa afirmar como um destino de enoturismo de eleição. Apostamos na estruturação e integração dos diversos elementos que contribuem para a competitividade e valorização da oferta dos setores do vinho e do turismo da região, quer no seu conjunto, quer em termos individuais.

Tendo em conta que o mercado consumidor procura diferenciação, personalidade e carácter na oferta, a marca Alentejo, apesar de sobejamente conhecida, quer a nível nacional, quer a nível internacional, não expressa toda a singularidade das sub-regiões que a integram, como é o caso da Vidigueira, por isso, urge a necessidade de promover e valorizar uma das marcas distintivas desta sub-região, como é o caso da típica e nobre casta “Antão Vaz”.

Independentemente do estilo próprio e posicionamento de cada um dos produtores fundadores da VWL, há um objetivo comum a todos: o compromisso com princípios de excelência, que esta associação pretende reforçar, designadamente, no aproveitamento de sinergias entre os seus membros.

5

Objectivos

  • Promover os produtos vínicos da sub-região vitivinícola de Vidigueira, em Portugal e no estrangeiro;
  • Assegurar, nas atividades de produção e comercialização, o respeito pelo princípio básico da garantia de genuinidade e qualidade do produto;
  • Promover a atuação conjugada, nomeadamente no domínio da promoção de mercado dos seus produtos e serviços;
  • Assegurar o apoio às dinâmicas de desenvolvimento das unidades de turismo ligadas ao conceito da sub-região vitivinícola;
  • Promover a região de Vidigueira como destino enoturístico e gastronómico de eleição;
  • Valorização e promoção da casta Antão Vaz.

Como nos pode encontrar.

Se quiser conhecer melhor este projecto, estamos aqui para o receber.