Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito

mais informações:

www.adegavidigueira.pt
geral@adegavidigueira.pt

História da Adega de Vidigueira

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito foi fundada em 1960, mas a sua cronologia vai muito para além dos seus 56 anos de existência.

As suas raízes entrelaçam-se com a história da própria vila, e com Vasco da Gama – o Conde de Vidigueira, a quem D. Jaime, Duque de Bragança cedeu a vila em 1519. Assim surgiram as primeiras ligações da Vidigueira com a família dos Gama.

Assente no esforço e sonho de grande parte dos viticultores das regiões de Vidigueira, Cuba e Alvito, esta Adega, uma das mais antigas de Portugal, é hoje uma moderna e visionária PME Líder.

No património vitícola da Adega descobrem-se castas autóctones, aperfeiçoadas de geração em geração, entre as quais sobressai a casta Antão Vaz. Esta casta, legitimada como a casta da Vidigueira e musa inspiradora da Adega, produz um branco excecional cuja notoriedade lhe vale o título de «O Branco do Alentejo».

Esta Adega recebe, processa e transforma anualmente cerca de 8,5 milhões de quilos de uvas.

Em 2013 a Adega foi co-fundadora da Vidigueira Wine Lands, em conjunto com mais seis produtores regionais e a Câmara Municipal de Vidigueira. Assim, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito zela não apenas pela excelência dos produtos do concelho, como também pela promoção de um padrão de enoturismo exemplar, aguçando a particularidade do terroir desta região alentejana.

Mais de meio século depois de ser fundada, a Adega pretende cumprir a promessa de descoberta e afirmação da região da Vidigueira tão vincada pela cultura do vinho, numa viagem que aproxima a Adega e a sua vila a Vasco da Gama, e às conquistas de outros tempos.

Como homenagem a Vasco da Gama, os vinhos da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito contam uma história dividida em sete atos, e mais alguns, que prometem levar-nos para novos territórios sensoriais.

 VIDIGUEIRA, quando o vinho é uma viagem…

Entre em Contacto

Se quiser conhecer melhor este projecto, estamos aqui para o receber.